domingo, 30 de agosto de 2009

PCdoB apóia Congressos da UMEC de Caieiras e da UJES de Jundiaí

.
- Texto e fotos: André Lux

“Esses congressos não poderiam acontecer em data mais simbólica, pois acaba de completar 30 anos a Lei da Anistia que permitiu a volta ao país de centenas de brasileiros que lutaram contra a ditadura militar e pela liberdade e democracia. E é graças à luta dessas pessoas, pela qual muitas chegaram a dar suas vidas, que manifestações como essa podem hoje ser realizadas livremente”.

Foi com essas palavras carregadas de emoção que o deputado estadual Pedro Bigardi abriu seu discurso de apoio aos Congressos da União Municipal dos Estudantes de Caieiras (UMEC) e da União Jundiaiense de Estudantes Secudaristas (UJES).

Os eventos foram realizados no dia 29 de agosto em Caieiras e Jundiaí e reuniram dezenas de estudantes secundaristas das duas cidades interessados em juntar forças para poder lutar pelos seus direitos e pressionar o poder público para que coloquem em suas agendas as reivindicações dos jovens que freqüentam as escolas públicas de suas cidades.

Ambos congressos foram marcados por fortes críticas à gestão do PSDB na educação pública do Estado de São Paulo, caracterizada como autoritária, anti democrática e responsável pelo sucateamento da escola pública e por maus tratos a professores, funcionários e estudantes. "Hoje, as escolas públicas tem mais grades do que livros. É preciso lembrar aos tucanos que educação se faz com liberdade e democracia e não com autoritarismo", frisou Arthur Herculano, presidete da UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas)

Confiram abaixo as fotos dos dois eventos.

CONGRESSO DA UMEC EM CAIEIRAS


A união dos estudantes faz a força!


Deputado Pedro Bigardi saúda os jovens estudantes


Bigardi lembrou a importância da luta pela liberdade


Arthur Herculano, presidente da UPES, discursa


Representante dos estudantes expressa suas ideias


CONGRESSO DA UJES EM JUNDIAÍ


Membros da primeira diretoria da UJES


Discurso de Pedro Bigardi em apoio aos estudantes


Jovens na plenária da Câmara Municipal de Jundiaí


Representante dos estudantes fala aos colegas


Palavra foi aberta a quem quisesse se expressar


Estudante compartilha seus pensamentos sobre a educação


O PCdoB, na figura do dirigente Rafael, apoiou o Congresso

Um comentário:

  1. É por isso que o PCdoB é o Partido Vivo.

    Está onde o povo está.

    ResponderExcluir