sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pesquisa mostra Netinho e Marta cada vez mais próximos do Senado

.
A dez dias das eleições de 3 de outubro, nova pesquisa do instituto Datafolha revela que o estado de São Paulo está prestes a eleger, pela primeira vez em sua história, uma mulher e um negro para o Senado. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (23), aponta o vereador Netinho de Paula (PCdoB) e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) com 36% das intenções de voto, dividindo a liderança da disputa.

Companheiros de chapa, o “negão” e a “loira” estão 13 pontos percentuais à frente do terceiro colocado — o tucano Aloysio Nunes Ferreira, que registrou 23%. Na sequência aparecem Romeu Tuma (PTB), com 21%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, há empate técnico entre Tuma e Aloysio.

Registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o número 87.226/2010, o levantamento foi feito na terça e na quarta-feira desta semana, com 2.142 eleitores. Segundo a pesquisa, 26% dos entrevistados escolheram apenas um candidato, enquanto 14% não fizeram nenhuma das duas opções de voto para o Senado.

Em meio à consolidação de suas campanhas, Netinho e Marta ostentam mais um trunfo para a reta final das eleições. Na quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os dois candidatos em Brasília e fez uma gravação conjunta, na qual pediu o voto casado. O material será exibido a partir desta sexta-feira (24), nas inserções e no horário eleitoral gratuito de rádio e TV.

O PT-SP acredita que Netinho, Marta e Aloysio “chegarão ao dia da eleição embolados com 30% das intenções de voto”, conforme relato da jornalista Thais Arbex, do blog Poder Online. Netinho, porém, “tem boa chance de garantir a primeira vaga ao Senado”, já que “tirou muitos votos” de Marta, enquanto “ela não conseguiu entrar na base eleitoral do vereador”.

Na próxima segunda-feira (27), os dois candidatos devem participar do "Comício da Vitória" da presidenciável Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando. A atividade, uma das mais esperadas da campanha eleitoral, começa às 18 horas, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

De São Paulo,
André Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário