quarta-feira, 17 de agosto de 2016

LEI DA MORDAÇA AOS PROFESSORES DO DEPUTADO LUIZ FERNANDO MACHADO É REJEITADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de São Paulo rejeitou nesta terça-feira, 16 o programa Escola Sem Partido, onde um dos autores é o deputado estadual por Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Na noite de ontem, os vereadores e professores Rafael Purgato, Leila Casote e Eliezer Barbosa apresentaram moção contra o projeto. Segundo Purgato, o projeto limita a atuação do professor em sala de aula. “O professor é responsável por contribuir com uma visão crítica para o jovem, esse projeto tenta tirar isso do professor, é uma criminalização da atuação do docente”, afirma.

Purgato que é professor do ensino médio em Jundiaí analisa com preocupação esse projeto e outros que tentam limitar as discussões e pensamentos diferentes. “Todas as visões precisam ser discutidas e debatidas, os professores não fazem da escola um campo de debates o tempo todo, porém em alguns momentos isso é inevitável, pois é lá onde o aluno passa a maior parte do tempo”.

Contrário também ao Escola sem Partido, o secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, criticou nesta terça o projeto, no Jornal O Estado de São Paulo. Para ele, o projeto vai “blindar e homogeneizar as escolas, comprometendo o espírito crítico dos alunos”. “Queremos, sim, que o aluno tenha espírito crítico, ouça todas as opiniões e escolha a que melhor convier com a sua preferência, seu talento, sua etnia e sua origem. Ninguém quer escola blindada, escola homogênea. Homogeneidade é característica de formigueiro e colmeia, não é de espécie humana.”


Texto: Eliane Silva Pinto
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário