segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PCdoB defende o espaço LGBTT no carnaval de Jundiaí e a luta contra a homotransfobia

Em momentos de enfrentamentos conhecemos a real postura das lideranças políticas, pois são nas horas de sair da zona de conforto que a coragem que cada um porta se apresenta

O Governo de Pedro Bigardi vem quebrando paradigmas em Jundiaí e dando espaço para segmentos historicamente esquecidos. Foi assim com a criação das coordenadorias de juventude, idoso, deficientes físicos, mulheres e promoção da igualdade racial, além das inúmeras ações da Secretaria de Cultura, mas desta vez quero dar atenção para um fato específico.

Neste carnaval, a prefeitura tem apoiado a formação de uma Corte Gay para o carnaval de 2015 e, neste sentido, na última semana, o Secretário de Cultura, Tércio Marinho, o Diretor de Museus, Jean Camoleze e o vereador do PCdoB Rafael Purgato compuseram a comissão que ajudou a eleger a corte.

Até então, nada demais para um governo que foi eleito para incluir segmentos antes esquecidos e em 2014 promoveu a 1ª Semana da Diversidade e se compromete em abrir os espaços públicos e o carnaval, sendo uma festa popular, é um bom começo para 2015. Mas uma ação simples como esta proporcionou comentários truculentos vindos de um radialista já conhecido por sua postura conservadora. 

               O prefeito Pedro Bigardi discursando na abertura da 1ª Semana da Diversidade


Pois bem, Reinaldo Basili, em seu programa, afirmou entender a ação, pois “faz parte do deboche, da galhofa, do carnaval”, mas não aceitou o fato dos agentes públicos participarem da comissão, já que “estão usando o dinheiro público para criar uma estrutura paralela para aquilo que temos de verdade” e usou um artifício retórico sugerindo o absurdo hipotético de que “vão acabar colocando uma rainha e uma princesa gay para a Festa da Uva”.

Em seu perfil pessoal no facebook, o vereador Rafael Purgato se manifestou dizendo que seu mandato atua pela inclusão e defesa dos direitos LGBTT e definiu como uma fala de grande boçalidade do radialista. È importante dizer que Basili se antecipou dizendo que não se trata de homofobia ou qualquer tipo de preconceito.

Mas é nossa obrigação dizer que se trata da mais clássica homofobia, a mais tacanha, a enraizada no discurso politicamente correto e moral. Quando ele diz que faz parte do deboche do carnaval, zomba da orientação sexual fora da heteronormatividade e quando cita uma suposta estrutura paralela não reconhece a orientação LGBTT como um segmento da sociedade.

Assim, o cenário de desafios a serem enfrentados em Jundiaí se apresenta de maneira muito clara e que será exigida a coragem necessária para vencê-los, pois a corte é uma pequena ação perto das políticas públicas necessárias para a promoção do respeito pela diversidade sexual.

Link do comentário do radialista: http://www.clipradiotv.com.br/prefeiturajundiai/consulta_video.php?id=34889

Por Felipe Andrade




Nenhum comentário:

Postar um comentário