quinta-feira, 3 de agosto de 2017

VEREADOR RAFAEL PURGATO COMEMORA APROVAÇÃO DO TOMBAMENTO DO CEA-IAC


De iniciativa do então vereador Rafael Purgato, o Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac) aprovou, nessa terça, o tombamento da área do Centro de Engenharia e Automação, do Instituto Agronômico de Campinas (CEA-IAC), localizado em Jundiaí.

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio, tal medida no CEA-IAC irá proteger todos os patrimônios históricos, ambientais e culturais do local, como por exemplo, as edificações do local, mesmo que a área seja vendida. “Essa medida visa enfraquecer a venda do CEA, pois não podemos perder esse polo de pesquisa na cidade. Jundiaí abraçou essa causa e com essa e outras medidas vamos lutar para garantir o CEA na cidade”, enfatiza Rafael Purgato.

No ano passado após visitar o local e conhecer o projeto do Governo do Estado de vender a área e fechar o CEA em Jundiaí, Purgato intermediou junto a Diretoria de Patrimônios de Jundiaí estudos no local para a possibilidade de tombamento. “O projeto do Governo do Estado de leiloar a área é absurda, o CEA possui um trabalho de tecnologia e pesquisa de ponta, sem contar seu rico patrimônio ambiental, histórico e cultural. Por isso me uni aos pesquisadores para não perdermos esse rico patrimônio”, destaca Purgato.

Texto: Eliane Silva Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário