segunda-feira, 16 de março de 2015

O Comitê Municipal do PCdoB de Jundiaí comemorou os 93 anos do partido neste domingo


Neste domingo (15), o PCdoB de Jundiaí realizou um almoço em comemoração aos 93 anos de fundação do partido que serão completados no próximo 25 de março. O evento contou com as presenças do presidente estadual do partido e deputado federal, Orlando Silva, e as lideranças locais como o prefeito Pedro Bigardi, o vereador e presidente municipal do partido Rafael Purgato, o coordenador da macro-região e secretário de cultura Tércio Marinho, o secretário de obras Junior Aprillanti, a secretária de recursos humanos Mary Marinho, entre outros.


Neste, o dirigente sindical José Roberto Leme, a psicóloga, funcionária pública da Secretaria Municipal, Aline Aleixo, o jovem Matheus Padovani Ortigosa e a jovem Silvana Breion se filiaram ao PCdoB. 










terça-feira, 10 de março de 2015

Jundiaí começa o processo de criação do Conselho LGBTT

Colocando a prática de sua política de inclusão e atendendo a demanda da população, a prefeitura de Jundiaí começa as tratativas para criar o conselho LGBTT

Na noite desta segunda-feira (9), na Casa dos Conselhos, ativistas que defendem as causas LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis) se reuniram pela segunda vez para discutir a criação do Conselho LGBT de Jundiaí. Trata-se de uma ação discutida desde 2013 pelo Governo Pedro Bigardi.

        Ativistas estão elaborando uma agenda que visa a ampliação do debate

O conselho se destinará ao enfrentamento da homo/bi/transfobia e a promoção da cidadania dos munícipes LGBTTs, e que transpasse e envolva todos os órgãos da gestão pública, além da sociedade civil organizada. No ano passado, a ONG Aliados organizou um abaixo-assinado que pedia a criação deste espaço cujo texto dizia: “com a criação de Conselho Municipal LGBTT, a cidade de Jundiaí atenderá ao disposto em nossa Carta Maior, que exalta o Principio de Isonomia, que assevera que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Atenderá, também, ao disposto na Declaração Universal dos Direitos Humanos que garante, a todos os seres humanos, os mesmos direitos e oportunidades.”  

O debate em torno deste tema está em efervescência não à toa, pois dados oficiais relatam que – só no ano de 2014 – 218 homossexuais foram assassinados. No início de março deste ano, um jovem foi espancado e acabou morrendo por ser filho de homossexuais, ou seja: não há como fazer uma política humanista sem debater a condição dos homossexuais na sociedade.  

As agressões físicas e morais ocorrem todos os dias nas ruas das cidades e nos campos do Brasil e o enfrentamento contra a homotransfobia é extremamente necessário. Para o Diretor da Casa dos Conselhos, Denilson André, esta ação casa com o perfil do Governo Pedro Bigardi. “Este governo tem priorizado o diálogo e para nós é um caminho natural atender este segmento, é obrigação do estado enfrentar os preconceitos que as minorias sociais sofrem. Os próximos passos buscam ampliar o diálogo e a realização de uma conferência onde os ativistas são os atores principais deste processo”, analisa.

Quem também esteve presente na reunião foi a coordenadora de juventude de Jundiaí, Narrinam Camargo. “A juventude tem diversas multiplicidades e a questão da sexualidade é uma delas, temos que garantir o respeito e o fim do preconceito”, disse. O vereador Rafael Purgato (PCdoB) foi o primeiro vereador a apresentar uma indicação no tema ainda em 2013.


Por Felipe Andrade

quinta-feira, 5 de março de 2015

Filiação de Eufradísio Modesto ao PCdoB

O Comitê Municipal do PCdoB de Jundiaí felicita o camarada Eufradísio Modesto pela sua filiação em nossas fileiras. Eufra é um artista popular, pesquisador, mestre de capoeira e profundo conhecedor da arte popular e contribuirá muito com sua trajetória em nosso partido.



Contador de causos, encena o matuto para trazer a todos a identidade de nosso povo; com o saber “cabra da peste” faz com que os brasileiros se reconheçam como parte da identidade cultural nacional.

Afinadíssima, sua voz, acompanhada de seu violão, dá nova roupagem para músicas de artistas como Geraldo Azevedo, Zé Geraldo, Elomar Ferreira, entre outros.
Para o folclorista Bosco Maciel, Eufra é o maior contador de causos da atualidade e para o cordelista Costa Sena não existe melhor declamador na atualidade.


Também é ator e já encenou peças de autores populares.