segunda-feira, 29 de junho de 2015

Comitê Municipal debate a história do partido em seus 93 anos

No sindicato dos metalúrgicos de Jundiaí, o PCdoB realizou o curso “O papel do PCdoB nas lutas sociais do Brasil” em parceria com a Fundação Maurício Grabois



O palestrante foi o secretário-geral da Fundação Maurício Grabois e membro do Comitê Central, Augusto Buonicore, que apresentou um relato de todas as fases do partido ao longo da sua história, utilizando um conceito de Antonio Gramsci que diz que “contar a história de um partido é contar a história de um país”.

“No caso do PCdoB isto fica mais evidente, pois somos a organização política mais longeva. É importante lembrar que os partidos republicanos paulistas morreram com o Estado Novo, que o PDS acabou nos anos 1980 e nós aqui estamos, com muita luta e com sangue de camaradas derramado para que isto acontecesse”, disse.

Também foi abordado o papel do partido nas lutas sindicais, sua origem anarco-sindicalista, seus erros, acertos e o indelével e inexorável comprometimento com as causas da classe operária.

“Um partido que reconhece seus erros, resgata seus acertos e nunca deixa de ser autocrítico, não tem medo de enfrentar seus desafios, tem um legado gigantesco, mas sempre se coloca na vanguarda para poder caminhar na história ao lado do povo”, completa.


O espaço contou com a participação dos novos filiados e também com a filiação de uma militante do movimento negro que já estava próxima do trabalho que a UNEGRO vem desenvolvendo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário