quarta-feira, 30 de maio de 2012

Secretaria de Mulheres do PCdoB Jundiaí cada vez mais atuante





Informe sobre a participação da Secretaria de Mulheres na da 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres




Houve duas reuniões do PCdoB municipal para a discussão do documento norteador da referida Conferência, conforme orientação de Ana Martin, secretária estadual da mulher, onde compareceram as camaradas Iara, Ézora, Esmeralda, Mary Marinho e como representante dos homens, José Antonio. Dessa reunião saíram como delegadas para a Estadual, Cristiane (eu) e Mary Marinho. Contou-se também com a presença da prof. Marilza do município de Várzea Paulista. A Conferência Estadual se deu na ALES no dia 05 de maio, da qual saí delegada para a 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher, realizada em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de maio .




A Conferência se deu focando três eixos: “A luta pela emancipação das mulheres é estratégica” (Qual emancipação queremos?), “As brasileiras na atualidade” e “A luta pela emancipação é tarefa de todo o partido”.




Foram três dias de trabalho para a elaboração do documento. Um dos pontos altos foi o discurso de abertura da ministra Eleonora, da Secretaria de Política para Mulheres e também do nosso presidente Renato Rabelo, ambos companheiros de luta nos tempos de ditadura. Destaca-se a presença de atuantes mulheres da UBM e do PCdoB que deram o crédito e a importância que a Conferência merecia, como Liège Rocha que conduziu os trabalhos, Alice Portugal, Jô Moraes, Ana Rocha, Julieta Palmeira, Lúcia Rincón e tantas outras. Contou-se também com Daniel, presidente da UNE e José Reinaldo do Portal Vermelho que prestigiaram o evento, além de importantes camaradas oriundos de quase todos os estados. Merece destaque a delegação da Bahia e Amazonas, que estavam em maior número.




Debateram-se os aspectos teóricos e políticos da emancipação e da realidade da mulher brasileira de hoje e seu papel no partido. Foram apresentadas 143 emendas vindas de quase todos os estados, mais 34 por delegadas presentes, inclusive de São Paulo. Levou-se em consideração a equação classe, gênero e raça/cor. Foram levantados vários dados sobre a realidade e os avanços que as mulheres têm conquistado no Brasil. Por esses dados vê-se claramente a necessidade de avançarmos no enfrentamento à violência contra a mulher e da mortalidade materna, na defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), da saúde da mulher, dos direitos sexuais e reprodutivos. Além de tudo isso, focou-se a importância da participação da mulher no partido e no poder.




Uma fala interessante da camarada Liége Rocha, secretária nacional da mulher e uma das coordenadoras do fórum sintetiza o real interesse das mulheres do partido: “Sabemos que nos marcos do capitalismo a emancipação política tem uma importância muito grande na conquista dos direitos. Mas precisamos perseguir essa emancipação na perspectiva também da emancipação humana. Essa é uma questão muito rica e que com certeza vai fortalecer a nossa militância no debate de ideias e na sociedade como um todo.”.




No último dia de trabalho, o documento foi aprovado por unanimidade. Anteriormente a esse fato, foi apresentada uma pesquisa sobre o perfil da mulher comunista.



*Aproveito para agradecer o partido e aos camaradas que se empenharam para viabilizar minha ida à Conferência. Assumo como compromisso a vinda da UBM para nossa cidade.




Cristiane Vieira Gozzo

(Secretária da Mulher PCdoB Jundiaí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário