quinta-feira, 17 de novembro de 2016

NEAF debate PEC da maldade com o professor Quartim

O Núcleo de Estudos Adamastor Fernandes (NEAF) retoma seus trabalhos apresentando mais um debate, dessa vez o tema escolhido é o “Retrocesso Brasileiro” que está ocorrendo via o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 241 na Câmara e a PEC 55 no Senado, que prevê limites nos gastos públicos e afeta investimentos sociais. 
 
O debate faz parte do ciclo “Diálogos e Conexões” - que tem como intuito trazer para o centro da mesa as questões mais importantes a serem debatidas pela sociedade, para isso o professor, João Quartim de Moraes, que é graduado em filosofia, doutor pela Fondation Nationale de Science Politique da Academia de Paris (1982), foi convidado.
 
Quartim que atualmente é professor voluntário da UNICAMP no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) - onde atuou como titular da cadeira entre 1982 a 2005, é membro do Comitê Central do PCdoB e diretor da sessão paulista da Fundação Maurício Grabois.
 
O Núcleo é composto por acadêmicos, sindicalistas, ativistas, militantes de movimentos sociais e está aberto para todos que quiserem contribuir com a reflexão em prol de uma sociedade mais justa e leva o nome do primeiro vereador comunista eleito em Jundiaí, Adamastor Fernandes.

Evento
O evento será no dia 23/11 (quarta-feira), a partir das 19h30, no Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, que fica na Rua XV de Novembro, 240 e está aberto ao público. 
 
Texto: Felipe Andrade 
 
 

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

PCdoB comemora avanços na macrorregião de Jundiaí

Um balanço da participação do PCdoB nas últimas eleições foi o tema da reunião da macrorregião do partido nessa quinta-feira, 03 em Jundiaí.
Com a presença do deputado federal e presidente estadual da sigla, Orlando Silva, os representantes das cidades contaram as dificuldades e os avanços do PCdoB na região.

Para Orlando Silva, o PCdoB saiu com saldo positivo das eleições. “Quero parabenizar todos vocês pelo duro trabalho nas eleições, não foi uma tarefa fácil ainda mais com um cenário de negação da política, negação da esquerda, todos estão de parabéns por cada voto”, enalteceu.

Na macro de Jundiaí foram eleitos 6 vereadores (2 Várzea Paulista, 1 Atibaia, 1 Bom Jesus dos Perdões, 1 Cajamar e 1 Jarinu) duas vices prefeitas (Cajamar e Bom Jesus dos Perdões) e todos os prefeitos (com exceção de Jundiaí e Várzea Paulista) apoiados pelo partido foram eleitos. Também estavam presentes na reunião dirigentes do partido de Jundiaí, Francisco Morato e Campo Limpo Paulista.

Orlando Silva destacou o protagonismo de cada cidade nas eleições, como explicou, o PCdoB é um partido de diálogos e isso foi respeitado pelo Comitê Estadual. “Não ditamos regras e obrigações para cada Comitê pois quem conhece a realidade da cidade são vocês, então as alianças realizadas nessas eleições foram respeitadas, pois somos um partido aberto ao diálogo, e isso nos ajudou a passar por toda essa turbulência”.

Para o presidente estadual do PCdoB, o cenário nacional influenciou muito as eleições e fizeram dela uma dura batalha para quem defende a esquerda. “Estamos em um momento difícil no país com uma crise econômica muito grande, queda da receita, aumento do desemprego, o PIB do Brasil diminuiu dois anos consecutivos, isso só havia acontecido em 1929 e 1930 e temos a crise política alarmante, onde a presidenta eleita foi retirada do cargo”, argumentou.

A mídia foi a grande aliada da direita nessas eleições, como afirma Orlando. Para ele, as manchetes diárias contra o PT influenciaram os brasileiros na hora do voto. “O PT cometeu alguns erros e pagará por isso, agora a mídia noticia diariamente algo contra o PT, mesmo que não seja a verdade, como se fosse o único partido a ter problemas”.

Segundo ele, isso contribuiu para essa aversão à esquerda nessas eleições e o fortalecimento na direita do Estado, a chamada “onda azul”.
Por tudo isso parabenizo vocês que fizeram um brilhante trabalho aqui na região, o PCdoB sai fortalecido dessa luta e vamos continuar a fortalecer o partido e crescer ainda mais, vamos trazer novos filiados com essa mesma garra de mudar todo esse cenário político”, enalteceu Orlando Silva aos presentes.

Texto e fotos: Eliane Silva Pinto 

Orlando e o vereador eleito de Bom Jesus dos Perdões, Luís Estevão

Vereador eleito de Atibaia, Michel Carneiro
Vice de Cajamar Dalete de Oliveira e o  vereador eleito Fabiano Galvão

 

Com Everton Lorencini, vereador eleito de Jarinu

Vereadores eleitos de Várzea Paulista, Osmar Pereira e Robertinho de Almeida