segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PCdoB defende o espaço LGBTT no carnaval de Jundiaí e a luta contra a homotransfobia

Em momentos de enfrentamentos conhecemos a real postura das lideranças políticas, pois são nas horas de sair da zona de conforto que a coragem que cada um porta se apresenta

O Governo de Pedro Bigardi vem quebrando paradigmas em Jundiaí e dando espaço para segmentos historicamente esquecidos. Foi assim com a criação das coordenadorias de juventude, idoso, deficientes físicos, mulheres e promoção da igualdade racial, além das inúmeras ações da Secretaria de Cultura, mas desta vez quero dar atenção para um fato específico.

Neste carnaval, a prefeitura tem apoiado a formação de uma Corte Gay para o carnaval de 2015 e, neste sentido, na última semana, o Secretário de Cultura, Tércio Marinho, o Diretor de Museus, Jean Camoleze e o vereador do PCdoB Rafael Purgato compuseram a comissão que ajudou a eleger a corte.

Até então, nada demais para um governo que foi eleito para incluir segmentos antes esquecidos e em 2014 promoveu a 1ª Semana da Diversidade e se compromete em abrir os espaços públicos e o carnaval, sendo uma festa popular, é um bom começo para 2015. Mas uma ação simples como esta proporcionou comentários truculentos vindos de um radialista já conhecido por sua postura conservadora. 

               O prefeito Pedro Bigardi discursando na abertura da 1ª Semana da Diversidade


Pois bem, Reinaldo Basili, em seu programa, afirmou entender a ação, pois “faz parte do deboche, da galhofa, do carnaval”, mas não aceitou o fato dos agentes públicos participarem da comissão, já que “estão usando o dinheiro público para criar uma estrutura paralela para aquilo que temos de verdade” e usou um artifício retórico sugerindo o absurdo hipotético de que “vão acabar colocando uma rainha e uma princesa gay para a Festa da Uva”.

Em seu perfil pessoal no facebook, o vereador Rafael Purgato se manifestou dizendo que seu mandato atua pela inclusão e defesa dos direitos LGBTT e definiu como uma fala de grande boçalidade do radialista. È importante dizer que Basili se antecipou dizendo que não se trata de homofobia ou qualquer tipo de preconceito.

Mas é nossa obrigação dizer que se trata da mais clássica homofobia, a mais tacanha, a enraizada no discurso politicamente correto e moral. Quando ele diz que faz parte do deboche do carnaval, zomba da orientação sexual fora da heteronormatividade e quando cita uma suposta estrutura paralela não reconhece a orientação LGBTT como um segmento da sociedade.

Assim, o cenário de desafios a serem enfrentados em Jundiaí se apresenta de maneira muito clara e que será exigida a coragem necessária para vencê-los, pois a corte é uma pequena ação perto das políticas públicas necessárias para a promoção do respeito pela diversidade sexual.

Link do comentário do radialista: http://www.clipradiotv.com.br/prefeiturajundiai/consulta_video.php?id=34889

Por Felipe Andrade




quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Vereador Rafael Purgato tem bons números para apresentar no primeiro biênio

Eleito com o tema de campanha "uma nova geração,  uma nova política" em 2012, o vereador professor Rafael Purgato tem uma trajetória que lhe dá condições para carregar este mote
 



Formado na juventude em Física pela Universidade de São Paulo (USP), optou logo no início de sua carreira em colaborar com cursinhos populares que ajudassem jovens de classes mais baixas a realizar o sonho da universidade. É professor com experiência na área pública e privada, mas com foco e empenho principalmente em escolas públicas.

Enquanto vereador, eleito com maior percentual de votos na região do Retiro, Jd. Guanabara, Vila Alvorada, Jd. Planalo, Recanto IV Centenário, Medeiros, Anhangabaú e outros, Rafael nesses dois anos priorizou o diálogo com as lideranças locais e com todos os municípes a fim de atender as principais demandas.

Foi o vereador que, em conjunto com o prefeito Pedro Bigardi, retomou o orgulho da região do Retiro recolocando o espaço que os bairros merecem no cenário de políticas públicas da prefeitura de Jundiaí. Assim foi com as academias ao ar livre como a implementada na revitalizada Praça da Vila Alvorada, na praça inaugurada no Recanto IV Centenário dentre outros pedidos que fez às secretarias de esporte e serviços públicos, tudo em parceria com a administração municipal.

Após reuniões com moradores do Jd. Guanabara, intermediou junto à secretaria a nova linha de ônibus 712, com um itinerário expresso ao centro da cidade. Também destinou parte de sua verba parlamentar para a construção do Parque Botânico no Jardim Gramadão, assim como em parceria com a secretaria de obras conseguiu o prolongamento da rua Cacilda Becker até à Av. Antonio Pincinato e o recapeamento da Av. Alceu Damião Peixoto (avenida da Recall) também no Jd. Guanabara.

Tem atuado com a Associação de Moradores do Jd. Sorocabana em prol de ações de contenção aos danos causados por enchentes, está acompanhando a situação da segurança no Anhangabaú junto à guarda municipal e já solicitou ronda ostensiva para o bairro. No Medeiros, ajudou a trazer o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e conseguiu com a colaboração do secretário Junior Aprillanti o recapeamento das avenidas Juvenal Arantes, José Gothard, Francisco Nobre e Reinaldo Porcari, assim como a Rua Paulo Molena.

Com isto, o vereador Rafael Purgato preza por um mandato popular que atue em todas as áreas da cidade e atenda as demandas reais da população, sejam na área da saúde, cultura, educação, transporte e esportes e tem como principal foco no mandato o diálogo com as pessoas, contribuindo com o governo do prefeito Pedro Bigardi cujo o tema cuidar da cidade é cuidar das pessoas também é pauta de suas ações.