quarta-feira, 30 de maio de 2012

Secretaria de Mulheres do PCdoB Jundiaí cada vez mais atuante





Informe sobre a participação da Secretaria de Mulheres na da 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres




Houve duas reuniões do PCdoB municipal para a discussão do documento norteador da referida Conferência, conforme orientação de Ana Martin, secretária estadual da mulher, onde compareceram as camaradas Iara, Ézora, Esmeralda, Mary Marinho e como representante dos homens, José Antonio. Dessa reunião saíram como delegadas para a Estadual, Cristiane (eu) e Mary Marinho. Contou-se também com a presença da prof. Marilza do município de Várzea Paulista. A Conferência Estadual se deu na ALES no dia 05 de maio, da qual saí delegada para a 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher, realizada em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de maio .




A Conferência se deu focando três eixos: “A luta pela emancipação das mulheres é estratégica” (Qual emancipação queremos?), “As brasileiras na atualidade” e “A luta pela emancipação é tarefa de todo o partido”.




Foram três dias de trabalho para a elaboração do documento. Um dos pontos altos foi o discurso de abertura da ministra Eleonora, da Secretaria de Política para Mulheres e também do nosso presidente Renato Rabelo, ambos companheiros de luta nos tempos de ditadura. Destaca-se a presença de atuantes mulheres da UBM e do PCdoB que deram o crédito e a importância que a Conferência merecia, como Liège Rocha que conduziu os trabalhos, Alice Portugal, Jô Moraes, Ana Rocha, Julieta Palmeira, Lúcia Rincón e tantas outras. Contou-se também com Daniel, presidente da UNE e José Reinaldo do Portal Vermelho que prestigiaram o evento, além de importantes camaradas oriundos de quase todos os estados. Merece destaque a delegação da Bahia e Amazonas, que estavam em maior número.




Debateram-se os aspectos teóricos e políticos da emancipação e da realidade da mulher brasileira de hoje e seu papel no partido. Foram apresentadas 143 emendas vindas de quase todos os estados, mais 34 por delegadas presentes, inclusive de São Paulo. Levou-se em consideração a equação classe, gênero e raça/cor. Foram levantados vários dados sobre a realidade e os avanços que as mulheres têm conquistado no Brasil. Por esses dados vê-se claramente a necessidade de avançarmos no enfrentamento à violência contra a mulher e da mortalidade materna, na defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), da saúde da mulher, dos direitos sexuais e reprodutivos. Além de tudo isso, focou-se a importância da participação da mulher no partido e no poder.




Uma fala interessante da camarada Liége Rocha, secretária nacional da mulher e uma das coordenadoras do fórum sintetiza o real interesse das mulheres do partido: “Sabemos que nos marcos do capitalismo a emancipação política tem uma importância muito grande na conquista dos direitos. Mas precisamos perseguir essa emancipação na perspectiva também da emancipação humana. Essa é uma questão muito rica e que com certeza vai fortalecer a nossa militância no debate de ideias e na sociedade como um todo.”.




No último dia de trabalho, o documento foi aprovado por unanimidade. Anteriormente a esse fato, foi apresentada uma pesquisa sobre o perfil da mulher comunista.



*Aproveito para agradecer o partido e aos camaradas que se empenharam para viabilizar minha ida à Conferência. Assumo como compromisso a vinda da UBM para nossa cidade.




Cristiane Vieira Gozzo

(Secretária da Mulher PCdoB Jundiaí)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pedro Bigardi recebe apoio do PT para as eleições de outubro





O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Jundiaí pelo PCdoB, Pedro Bigardi, recebeu oficialmente nesta quinta-feira (17), o apoio do PT para as eleições deste ano na cidade. O partido anunciou ainda o nome do vereador e ex-deputado federal Durval Orlato, como vice da chapa liderada por Pedro. A coligação municipal representa uma união inédita e histórica em Jundiaí.




O evento teve a presença de lideranças políticas da região, militantes e representantes da imprensa local. Com o anúncio, o PT se une ao PSL e ao PSD que já haviam declarado apoio à pré-candidatura comunista.




Em entrevista ao Vermelho, Pedro Bigardi afirmou que a coligação é fruto de uma ampla análise do quadro político da cidade. “Estarmos juntos já no primeiro turno representa muito mais força. Achamos que a própria empolgação da campanha levará para a cidade a mensagem de mudança e força que ela está pedindo”.




Em toda região, há um clima de grande expectativa em relação à chapa liderada pelo deputado comunista. Pedro afirma que a construção de oposição ao governo tucano — que há várias décadas está à frente da Prefeitura de Jundiaí — representa uma administração com uma maior preocupação e compromisso social.




“Representamos a possibilidade de um governo mais transparente, que irá dialogar com a cidade. Jundiaí vive hoje sufocada pelo PSDB que não permite uma ideia diferente da deles. A cidade acabou não tendo projetos novos. Apesar de toda riqueza, Jundiaí tem tido pouca expressão. Podemos significar uma mudança, uma grande virada no modo de governar a cidade, com a preocupação de sermos um governo mais aberto”.




Pedro elogiou ainda a indicação de Durval para vice e afirmou que o vereador tem uma trajetória política importante. “Nossas chapas são boas e têm grandes condições de eleger vereadores”.




Para Orlato, a aproximação é muito importante para a consolidação de um projeto único para o município. “Temos pensamentos muito parecidos. O Pedro é uma referência em nossa cidade e, juntos, construiremos propostas diferenciadas para essa população já cansada do mesmo grupo se revezando no poder há mais de 20 anos”. Paulo Malerba, presidente do PT municipal, afirmou que a união é fruto de manifestações da população pela “junção de forças” na cidade.




O presidente do PCdoB de Jundiaí, Tércio Marinho, destacou que a aliança “não envolve só partidos políticos, mas também muitos segmentos da sociedade”. “Temos a responsabilidade, agora, de apresentar este projeto que leve à consolidação de um governo progressista e comprometido com a promoção da justiça social”, afirmou.




Mariana Viel, da redação - com informações da assessoria do deputado Pedro Bigardi

2º Congresso da UJS - Domingo, 20/05



Vamos lá, pessoal, construir uma juventude que discute política sim, mas do seu jeito, alegre e irreverente. Juventude que vem se agitando e mudando a realidade de diversos lugares do mundo, ocupando a praça, o espaço público, e exigindo uma democracia cada dia mais aberta e participativa pra todos!

Neste domingo temos mais uma etapa desse processo, agora aqui em Jundiaí. É o 2º Congresso da União da Juventude Socialista (UJS) de Jundiaí. Venha discutir e propor as mudanças que você quer pra nossa cidade!

E como ninguém é de ferro, ao final teremos uns comes e bebes e o show da Banda Naturall, formada por jovens ali da região do Retiro/Gramadão. E ainda vamos sair todos pra ver o show do Titãs na Virada Cultural, ali no Parque da Uva.

Contamos com vocês!!

Plenária da FACESP



Neste sábado, 19/05, às 14H, ocorre a Plenária da FACESP (Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo), que será realizada na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região. Nesta oportunidade, se discutirá o momento e os desafios do movimento de moradia e associações de bairro em nossa cidade.

Compareça, faça parte dessa construção!