terça-feira, 19 de abril de 2011

Encontro projeta PCdoB "mais forte, de quadros e de massas"


Sob o lema “Mais vida militante para um partido do tamanho das nossas ideias”, o PCdoB realizou neste fim de semana (15, 16 e 17), em São Paulo, seu 7º Encontro Nacional sobre Questões do Partido. O destaque do último dia da programação foi a Carta Compromisso, aprovada por unanimidade pelos mais de 500 participantes, que debateram “a linha política da estruturação partidária”.

Conforme destacaram o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e o secretário de Organização, Walter Sorrentino, o Encontro ocorreu num momento particularmente estratégico. Em franco crescimento e a menos de um ano de seu 90º aniversário, o partido se prepara para lançar uma série de candidaturas competitivas às prefeituras de capitais e cidades médias. A meta partidária é acumular forças para ter, no pleito municipal de 2012, um desempenho eleitoral superior ao de 2008.

“O Brasil precisa de um forte e potente Partido Comunista”, diz a Carta Compromisso. “A situação do país é favorável à luta dos brasileiros e a situação do PCdoB é propícia para alcançar 500 mil membros até o 13º Congresso, aumentar sua força eleitoral e de massas e lutar em melhores condições pelo caminho proposto por seu Programa Socialista”. De acordo com o documento, o PCdoB deve se firmar e ampliar como “um partido forte e temperado no país, de caráter revolucionário, de quadros e de massas, de militantes e filiados”.

O texto ressalta também a necessidade de “intensificar os esforços para dotar o partido de um mais sólido trabalho de direção em todas as esferas, nomeadamente a da esfera da organização em nível municipal”. As mudanças não visam apenas aperfeiçoar e consolidar os avanços – mas também combater debilidades atuais do PCdoB e corrigir rumos.

O documento rechaça, claramente, os “fenômenos negativos próprios da natureza da luta política de classes na atualidade no Brasil, que pressionam pelo rebaixamento do papel estratégico do Partido Comunista”. E agrega: “Com diversas conotações de natureza objetiva e subjetiva, expressam-se na perda de objetivos de fundo da luta pela acumulação de forças de sentido estratégico, no esmaecimento da identidade comunista ou relaxamento dos vínculos com o povo e suas lutas, na prevalência ocasional de objetivos pessoais”.

“Não pensem que a Carta Compromisso é uma resolução para o futuro”, afirmou o presidente do PCdoB, no encerramento do encontro. “Se miramos um partido com prefeitos eleitos já em 2012, é preciso aplicar esse documento de imediato, agora. Precisamos fortalecer o partido desde as bases, com enraizamento da militância, valorização dos quadros e influência na sociedade.”

Renato enfatizou que os dirigentes partidários – nacionais, intermediários ou de base – não podem perder de vista que “a organização se articula com a política, com a realidade”. É por isso que, diante das perspectivas, o foco do crescimento partidário é a filiação de lideranças de massas, a exemplo do cantor Netinho de Paula, hoje vereador pelo PCdoB em São Paulo.

“É um erro – e um sectarismo – achar que temos de filiar só comunistas formados. Se uma liderança vem para o partido, cabe-nos dirigi-la, poli-la”, diz Renato. Segundo a Carta Compromisso, “a expansão das fileiras partidárias” não pode provocar um “crescente hiato organizativo na vida militante, no espírito e comprometimento”. E vida militante, diz o texto, é um “fator da força organizada do PCdoB e diferencial partidário dos comunistas entre todos os partidos políticos do país”.

Já Walter Sorrentino enalteceu o conjunto de “opiniões de qualidade” que ajudaram a construir o Encontro sobre Questões do Partido. Os debates do Encontro reuniram dirigentes egressos de 25 estados e do Distrito Federal – especialmente secretários políticos e de Organização, nos níveis nacional, estadual e municipal. Houve mais de 70 intervenções ao longo de três dias.

“A Carta Compromisso dará condições de aplicar melhor a Política de Quadros aprovada em nosso 12º Congresso (2009)”, esclareceu Sorrentino. A redação final do documento terá ajustes, decorrentes das emendas também aprovadas no Encontro. Nada que altere seu sentido fundamental. Para ter caráter deliberativo, o texto será apreciado, agora, no Comitê Central.


De São Paulo,
André Cintra

terça-feira, 5 de abril de 2011

PCdoB de Jundiaí realiza a palestra "Direitos e Saúde da Mulher"

Da esq. p/ dir: Drª. Anita, Rozina, Iara e Drª Fátima


Ocorreu no dia 30/03 um evento em homenagem ao mês das mulheres, realizado pelo PCdoB Jundiaí em sua sede. Organizado pela filiada Iara, contou com a participação de Rozina Conceição, presidenta da UBM (União Brasileira de Mulheres), Drª Anita Cerioni, farmacêutica, bioquímica e homeopata, e Drª Fátima Duarte, ginecologista e obstreta.

O evento foi prestigiado por cerca de duas dezenas de filiados e personalidades como o Dr. Pacheco, presidente local do PPS. Após a organizadora Iara falar da importância do mês das mulheres e discorrer sobre os objetivos do evento, foi a vez da Rozina, presidente da UBM, falar um pouco da história da entidade, suas lutas e bandeiras e as dificuldades enfrentadas em fazer com que a sociedade seja menos machista e reconheça os direitos de igualdade de todas as mulheres.

Depois, a Drª Fátima veio com uma rica apresentação de dados, mostrando as diversas formas de violência contra as mulheres, seja a violência doméstica, sejam os crimes de cunho sexual. Com isso, todos saíram informados da importância de se educar todos a terem um grande respeito pelo próximo, em especial às mulheres, vítimas numa sociedade que muitas vezes à coloca como mero objetos, sofrendo toda sorte de violência que advém dessa visão.

Mulheres presentes ao evento em homenagem ao seu mês


Por fim, a Drª Anita fez uma apresentação um pouco mais poética, com alguns aforismos que demonstram a beleza e características exclusivas desse gênero humano, e algumas dicas de saúde e homeopatias que podem ser muito úteis para alguns problemas que afligem mais as mulheres.

As palestrantes foram presenteadas com uma pequena lembrança, como forma de agradecimento pelo empenho em se deslocarem até Jundiaí e contribuírem de forma tão rica para o aprendizado de todos os presentes. E a Rozina, muito gentilmente, presenteou o PCdoB de Jundiaí com uma bandeira da UBM, entidade de luta pelo direito das mulheres. 

Ao debate, se seguiu um coquetel, onde os presentes tiveram oportunidade de confraternnizar entre si e com as palestrantes e trocar idéias sobre o evento, sua enorme importância e contribuíram com sugestões de temas para as próximas palestras que serão realizadas pelo Partido Comunista do Brasil, diretório de Jundiaí.

Alguns dos membros do PCdoB que prestigiaram o evento das mulheres